Há exatos 100 anos, Mitsubishi começava sua história com a produção do primeiro veículo de passeio

Model A deu origem a uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo
Em uma pequena fábrica no interior do Japão, começava em agosto de 1917 um feito que se tornaria histórico. Há exatos 100 anos, surgia o primeiro veículo de passeio da Mitsubishi, o Model A.
No estaleiro Kobe, da Mitsubishi Shipbuilding Co, iniciava-se a tímida produção do Model A, um carro projetado para transportar passageiros e produzido inteiramente no Japão.
O motor foi construído em ferro fundido. Tinha 4 cilindros, a gasolina, 35 cavalos e atingia a velocidade máxima de 30 km/h. Curiosamente, o interior foi projetado por construtores com experiência em carruagens, que utilizaram cipreste branco no acabamento.
O veículo era equipado com faróis com lâmpadas a gás e usava uma buzina de acionamento manual movida a ar. Sua estrutura era formada por painéis de aço envernizado montados em molduras de madeira. O seu interior continha materiais luxuosos para a época, como lã especial de fabricação inglesa.
Apesar de sua pequena produção, o Modelo-A tornou-se revolucionário tanto para o Japão quanto à Mitsubishi, mostrando que o pioneirismo e tecnologia de ponta fazem parte do DNA da Mitsubishi Motors até os dias de hoje.
Pioneirismo 4×4
Algum tempo depois, em 1937, a Mitsubishi produziria o que se tornaria seu legado até os dias de hoje, o PX-33, o primeiro automóvel de passeio no Japão com tração nas quatro rodas. Em uma época em que esse tipo de tração só era usado em veículos pesados e de carga, o modelo de quatro portas da marca dos três diamantes trazia luxo, conforto e resistência para transportar membros do governo japonês em zonas de guerra e de difícil acesso. Nascia ali o embrião do Pajero Full, que une a resistência para encarar terrenos acidentados com conforto e sofisticação.

319806_724832_17_model_a_replica_2_

319806_724829_17_model_a_replica_3_

319806_725035_1084_mit_sz_salao2016_murilomattos_2016_hdr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *